PLANETA PARECIDO COM A TERRA É DESCOBERTO A APENAS 4 ANOS-LUZ DA TERRA!!
OObservatório Europeu do Sul (ESO) anunciou a descoberta de um planeta orbitando Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol (o nome "próxima" não é por acaso).
SAIBA MAIS
Até então, o exoplaneta possivelmente mais parecido com a Terra considerado mais próximo era o Wolf 1061c, que orbita a estrela anã 1061, a 14 anos-luz do Sistema Solar. Já o novo corpo descoberto pelo ESO fica a pouco mais de quatro anos-luz do Sol.
A confirmação do observatório ocorreu uma semana depois de a revista alemã Der Spiegel dar o furo. Citando fontes não identificadas, o veículo afirmava que o ESO faria o anúncio oficial no fim de agosto. “Acredita-se que o planeta ainda sem nome pareça com a Terra e orbite Proxima Centauri a uma distância que permitiria a existência de água em sua superfície — um requisito importante para o surgimento de vida”, disse ainda a fonte anônima da revista. Na ocasião, o ESO optou por não comentar sobre o assunto, marcando uma coletiva para fazer o anúncio um pouco depois.
Um estudo sobre a descoberta, que foi feita com um dos telescópios do observatório em La Silla, no Chile, será publicado no fim desta semana no periódico Nature. A pesquisa foi liderada pelo astrônomo Guillem Anglada-Escudé, da Universidade Queen Mary de Londres, na Inglaterra.
Desde 2013 já havia indícios de que um exoplaneta poderia estar orbitando Proxima Centauri. "As primeiras pistas surgiram naquele ano, mas não eram o suficiente. Desde então temos investigado a fundo com a ajuda do ESO e outros observatórios", disse Anglada-Escudé na divulgação da descoberta.
Os astrônomos estão chamando o exoplaneta de Proxima b. A órbita do corpo é de11 dias terrestres e a boa nova é que, além de tudo, o planeta tem uma temperatura que permite a existência de água líquida em sua superfície. No geral, onde há água líquida, há possibilidade de vida.
"Muitos exoplanetas foram encontrados e muitos outros serão encontrados no futuro, mas procurar pelo corpo mais parecido com a Terra e sermos bem sucedidos é uma experiência incrível para todos nós. O próximo passo é procurar por vida em Proxima b", finaliza Anglada-Escudé.
Comentários
Postar um comentário