AO VIVO: Florence - o maior asteroide já registrado pela NASA se aproxima da Terra

AO VIVO: Florence - o maior asteroide já registrado pela NASA a se aproximar da Terra
Além de assistir ao vivo a passagem do asteroide Florence, veja como observá-lo do quintal da sua casa!


Segundo Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA, Florence é o maior asteroide já descoberto pela NASA a passar próximo do nosso planeta, desde que a agência espacial norte-americana começou a monitorar objetos próximos da Terra.

Ou seja, faz pelo menos um século que um asteroide tão grande não se aproximava tanto do nosso planeta. Mas não precisa se preocupar: o asteroide 3122 Florence não representa um risco real ao nosso planeta, pois ele passará a uma distância de aproximadamente 7 milhões de quilômetros.



Por conta de seu tamanho - cerca de 4,4 km - o asteroide Florence será um alvo fácil de ser encontrado no céu noturno, mesmo através de binóculos ou pequenos telescópios. E é claro, não iríamos perder essa oportunidade de observá-lo AO VIVO!




A máxima aproximação do asteroide Florence com a Terra ocorre na sexta-feira, 1° de setembro de 2017 às 12:06 UTC, mas iremos observá-lo já nessa quinta-feira, 31 de agosto. Não percam!


Transmissão ao vivo: máxima aproximação do asteroide 3122 Florence

A transmissão ao vivo terá início nessa quinta-feira, 31 de agosto, às 16h30 pelo horário de Brasília (19:30 UTC), e estará disponível logo abaixo:

ao vivo - asteroide Florence - aguardem


Como observar o asteroide Florence nos céus

Será possível encontrar facilmente o asteroide Florence nos dias anteriores e subsequentes a sua máxima aproximação. Abaixo, veja o gráfico que mostra a trajetória do asteroide Florence para os próximos dias:

Trajetoria do asteroide 3122 Florence - como encontra-lo no céu
Gráfico mostra a trajetória do asteroide 3122 Florence. Os horários informados são pelo horário de Brasília (-3 UTC).
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Ao observar o asteroide Florence nos céus, podemos ver o brilho parecido com o de uma estrela. Para diferenciá-lo será fácil, pois a cada 10 minutos sua posição estará ligeiramente diferente das estrelas de fundo.

Comentários

Postagens mais visitadas