CONSEGUIRÍAMOS HOJE EM DIA CONSTRUIRMOS A GRANDE PIRÂMIDE DE GIZÉ?
Hoje somos uma civilização muito avançada tecnologicamente, e temos muitos recursos à nossa disposição para construir as mais complexas obras. Entretanto, mesmo nos dias atuais, a construção da Grande Pirâmide de Gizé seria muito difícil.
As Pirâmides do Egito foram construídas há mais 4.500 anos atrás e são tão surpreendentes que muitos não acreditam que os responsáveis pela obra foram os seres humanos, creditando o fato à uma participação mística ou alienígena. Os cientistas não trabalham com essa ideia e a alguns deles acreditam que a Grande Pirâmide (a maior de todas) foi construída de dentro pra fora, por meio de uma rampa interna em espiral. E se quiséssemos construir uma réplica exata dessa obra, o custo total não seria menor que 9 bilhões de reais, demoraria 5 aos e teria a ajuda de 1.500 a 2.000 trabalhadores.
Com 230 metros de comprimento em cada lado, 146 metros de altura e composta por mais 2 milhões de pedras (algumas com mais de 2 toneladas), a Grande Pirâmide possui um peso total de mais de 6 milhões de toneladas. Segundo a lenda, a estrutura foi erguida em somente 20 anos, ou seja, realizando alguns cálculos, notamos que um bloco deve ter sido movido para o local a cada 5 minutos de cada dia e noite. Nesse ritmo, a obra só ficaria pronta com a ajuda do trabalho escravo de milhares de egípcios.
Claro que se fossemos construir a obra novamente hoje usaríamos algum veículo motorizado para transportar as pedras, além de guindastes e helicópteros. Não há nenhum projeto numa escala tão grande, contudo, um campanha para o levantamento de um modelo em tamanho reduzido está caminhando. Com sede no Reino Unido, a Earth Pyramid Project está arrecadando fundos para levantar uma pirâmide num local ainda não definido, com pedras retiradas do mundo inteiro. Ela conterá uma cápsula do tempo, aberta por 1.000 anos a partir de
Comentários
Postar um comentário